quarta-feira, 15 de abril de 2009



Cultura







Se tem alguma coisa a destacar das manifestações culturais do Paraguai esta é a sua música. Apesar de suas origens encontrarem-se nos rítmos espanhóis, com certas influências africanas e brasileiras, a música paraguaia cativa de imediato a quem escutar. A guitarra junto com o arpa, são os principais istrumentos. Entre os compositores de importância distingue-se Agustín Barrios (falecido em 1944), com obras únicas e de grande qualidade e composiçao.
Quanto a dança tem que ressaltar as célebres polkas e a dança da garrafa chamada assim, pois os dançantes levam uma garrafa – ou copo com água – em suas cabeças.
A literatura sem desprezo para outros grandes literatos, tem o seu melhor representante no escritor Augusto Roa Bastos.
As últimas propostas da arte, escultura e pintura, podem ser admiradas em algumas das galerias, especialmente em Assunção. As obras de teatro vão em cena com relativa frequência.

Gastronomia
A cozinha paraguaia mescla carne de gado, ovina, caprina e carnes silvestres com produtos vegetais como a mandioca, o milho, o choclo(milho terno), a batata e a abóbora.
O almidón é a farinha de mandioca, produto com o qual se elaboram as variedades de "chipas", delicioso pão paraguaio.
Com a farinha de milho se elabora as mais variadas sopas paraguaias, e com o milho terno se elabora o chipá guazú. Algumas das comidas mais conhecidas e representativas do Paraguai são: a sopa paraguaia (torta salgada de farinha de milho), a sopa paraguaia recheada com carne e queijo, o assado de panela, a parrilha, o assado, o chicharrón trenzado (carne feita em tiras entrelaçadas que é fervida e logo se frita), o pastel mandió (empanadas feitas com purê de mandioca, farinha de milho e recheado com carne), entre outros.
Com relação às sobremesas, são destaques: O quivevé (polenta feita com farinha de milho, açúcar, leite e queijo), a mazamorra (feita de milho) e os doces de laranja, leite, goiaba e finalmente o mel de cana com queijo.





Música e dança
A cultura paraguaia é uma combinação de elementos guaranis e espanhóis, ampliada pelas recente influencias argentinas, alemãs e italianas. Seu longo isolamento lhe permitiu conservar muitos elementos introduzidos nos séculos XVI e XVII pelos conquistadores, artistas e missioneiros jesuítas procedentes da Espanha. O Ateneo paraguaio é um importante centro cultural que promove exposições de arte, conferências e concertos; outros centros culturais destacados são: a Academia de Língua e Cultura Guarani, a Associação Indianista do Paraguai e o Teatro Guarani.

Esportes
Nas olimpíadas de 2004 na Grécia, o Paraguai conseguiu sua primeira medalha olímpica em 108 anos dos modernos Jogos Olímpicos. A prata foi obtida pela seleção paraguaia de futebol.
Durante muitos anos considerado um dos melhores goleiros do mundo, José Luis Chilavert, foi especialista em lançamentos de pênaltis e referência da seleção, até que em novembro de 2004 se retirou do futebol aos seus 39 anos.
Apesar do carisma de Chilavert, entre os paraguaios Victor Pecci é o mais representativo esportista de todos os tempos, principalmente no seu momento top ten do tênis mundial. Victor teve o singular merecimento de transformar em pouco tempo um esporte elitista em uma atividade de grandes adeptos no país.
Entre as mulheres, Edith Nunes foi a grande estrela do basquete paraguaio com uma triunfal carreira que culminou em 1962 com o duplo histórico no legendário estádio Comuneros, que serviu para o triunfo do Paraguai sobre o Brasil, ganhando assim o Campeonato sul-americano.

Meios de Comunicação
Os principais diários são ABC color, Noticias, Última Hora, La Nación e El Día.




Nenhum comentário:

Postar um comentário